Correio Popular Notícia



FELIZ NATAL

Data da notícia: 24/12/2011
Foto:

Pesquisa antes das compras pode gerar economia

(Mary Camata) Paciência, disposição, pesquisa de preço e planejamento são as palavras-chave para os consumidores que vão às compras dos produtos para a ceia de Natal e de Ano Novo e querem evitar exageros, desperdício e ainda fazer alguma economia. As festas de final de ano podem acabar saindo mais baratas de última hora. Os artigos para ceia já estão nos mercados a mais de mês, porém, a maioria dos consumidores deixam para fazer as compras em cima da hora. A autônoma Maria de Oliveira, sempre deixa para comprar os produtos para a ceia poucos dias antes da festa. O objetivo é sempre o mesmo: aproveitar as promoções de última hora nos supermercados. ?Eu pesquisei nos mercados da cidade o preço do bacalhau e vim comprar onde tava mais barato?, disse a senhora que aproveitou para comprar ainda um Chester.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111224d1.jpg[/IMG] Quem pechincha e tem tempo para percorrer mais de um supermercado nesta reta final pré-festa pode acabar economizar até 30% em produtos tradicionais da ceia, como panetones, peixes e bacalhau. Quem ainda não comprou o bacalhau e o peixe pra ceia de ano novo, pode aproveitar para ter descontos ainda maiores, pois, logo após a passagem do natal, alguns mercados aproveitam para colocar seus estoques em promoção, informou o gerente de um Supermercado da cidade. ?Alguns itens depois do Natal acabam ficando mais em conta como o panetone?, disse o gerente.


[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111224d.jpg[/IMG] [B]CUIDADOS[/B] - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento orienta ainda que os consumidores devem prestar atenção ao padrão de qualidade dos alimentos exigido pelo governo. As frutas secas, por exemplo, requerem cuidados especiais de armazenagem e são controladas na importação. O governo faz a inspeção da maçã, da pêra, da uva fina e da rústica ao entrarem no País.
No caso das nozes, amêndoas e amendoins, o consumidor deve ter cuidado redobrado, já que, dependendo da forma como são guardados, esses alimentos podem conter substâncias nocivas à saúde, como a aflatoxina. Essa substância é produzida por um fungo que aparece quando o produto, depois de colhido, não é seco suficientemente ou armazenado em local úmido. O mais seguro, portanto, é comprar esses alimentos empacotados, com informações de procedência na embalagem. A sugestão é a mesma para as frutas cristalizadas e secas.


[B][SIZE=2]Procon alerta consumidores sobre seus direitos na hora das compras [/SIZE][/B]

[COLOR=blue]Foto: Mary Camata[/COLOR]

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111224d2.jpg[/IMG] As pessoas que pagarem a vista podem conseguir maiores descontos na hora das compras

(Da Redação) Com a chegada das festas de final de ano, muitos consumidores acabam tendo uma jornada de trabalho maior e ficam sem tempo de fazer suas compras de natal com antecedência. O Procon de Rondônia, através da coordenação geral, orienta os consumidores que vão as compras para as festas de final de ano e que não fizeram planejamento para as compras e possuem pouco tempo para sair de casa, que fiquem atentos na hora da escolha dos presentes.
O ideal segundo o Procon é de que ao menos seja feita uma pequena pesquisa de preços dos produtos que pretende adquirir, pois pode haver uma grande variação de um estabelecimento comercial para o outro. Muitas lojas a partir deste sábado (24), estarão fazendo promoções que variam até 50% de desconto a vista, sendo que o pagamento à vista sempre é negociável, facilitando a compra.
Compras efetuadas com cartão de crédito sem parcelamento são consideradas um pagamento à vista, não devendo, portanto, haver acréscimo de valores. A maioria das lojas no comércio oferecem a opção de compra no crediário. Informe-se sobre as condições de parcelamento, quantidade de juros e acréscimos legalmente previstos, comparando sempre a soma total a pagar com e sem financiamento.
Os consumidores podem exigir sempre a nota fiscal de sua mercadoria, informando seu CPF na hora da compra para que seja inserido na nota, participando automaticamente do programa Nota Fiscal Legal onde irá concorrer a vários benefícios. Nos casos em que haja concessão de garantia contratual, exija também o certificado de garantia, pois são documentos imprescindíveis para reclamar seus direitos.

[B]TROCA DE MERCADORIAS ?[/B] De acordo com informações do Procon/RO, os estabelecimentos comerciais não têm obrigação legal de efetuar troca imediata de quaisquer produtos que não apresentem vícios, salvo se, no momento da venda, se assumiu o compromisso em fazê-la. Se, no momento da compra for prometida a possibilidade de troca, por razões de cor, tamanho ou modelo, tal oferta deve constar na nota fiscal de compra ou em etiqueta afixada no produto.
Ao adquirir um aparelho eletroeletrônico, solicite ainda no estabelecimento comercial, uma demonstração de funcionamento do produto, testando todas as suas funções. Observe também os termos da garantia contratual e a rede de assistência técnica autorizada.

[B]COMPRAS PELA INTERNET [/B]- Quando o consumidor efetua compras fora do estabelecimento comercial, ou seja, pela internet, telefone, catálogo, etc., o consumidor tem o prazo de 7 dias a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto para desistir da aquisição, devendo o fornecedor realizar a restituição imediata da quantia já paga pelo consumidor, devidamente corrigida.
O consumidor deve estar atento ao fazer uma compra pela internet, principalmente durante o período de Natal, em que o volume de pedidos e a ocorrência de problemas na entrega são maiores. No ato de recebimento do produto, antes de assinar o comprovante de entrega, confira o estado do produto e se todos os componentes indicados na embalagem estão sendo entregues em perfeito estado. Caso contrário, recuse o recebimento, fazendo constar na nota fiscal os problemas identificados. Seguindo estas dicas, os consumidores poderão evitar prejuízos durante as compras de Natal. O Procon alerta que caso haja reclamações estas podem ser efetuadas nos balcões de atendimento do Procon de Ji-Paraná, no Shopping Cidadão.


Fonte:






Noticia vista 1346 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.